O1, 08,15 e 22 /O3/2018 DIDÁTICA: TEORIA DA INSTRUÇÃO E DO ENSINO


Blogfólio apresentado ao componente corrícular de didática, no curso de Licenciatura em Ciências do IFRS- Vacaria



Referência:

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Teoria da Instrução e do Ensino. In: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.


 Exposição de fatos (o que você sabe? Bom a didática visa ,busca maneiras de ensinar mais eficientes, conjecturo que quando surgiu a pedagogia também surgiu a didática. Didática para mim é maneira mais eficiente de ensinar, é a ciência pedagógica que estuda o mesmo.


 Questões (o que você precisa saber?  O objeto de estudo da didática é o processo de ensino. Ela busca maneiras de ensinar em que o aluno tenha uma boa assimilação do conteúdo. Componentes da ação didática em uma sala de aula é a matéria , o professor e o aluno.                                                                                                        
A didática surge, teoricamente, para investigar a relação entre o ensino e aprendizagem,no séc. 17 com João Amós Comênio que escreveu  a primeira obra sobre didática a "Didacta Magna".

Ações o que você precisa fazer?  Ler, pesquisar, discutir o assunto etc...


Dúvida(s)/comentário(s)/reflexão(es)/ registros sobre o conteúdo da aula: 

       De fato a pedagogia e a didática possuem muitos vínculos de ligações.    
       Para Comênio o homem deve ser educado de acordo com seu desenvolvimento natural, ou seja , de acordo com a idade e capacidade para o conhecimento. Proposta dele vem de muito tempo e até hoje existe este conceito, na pedagogia atual. 
Ainda na época de Comênio  o aluno tinha pouco espaço, eles entendiam que o ensino era separado da vida cotidiana, mas com o tempo eles percebem que não é assim.  Hoje muito se vê a presença de um conceito bem, manjado, ainda na didática que a experiencia e a aprendizagem caminha juntas. 
Comenio em sua trajetŕia na didática defendia a educação pública para todos e não somente para o clero e a nobreza.
      Um conceito bem legal é : "A didática é uma das disciplinas da pedagogia que estuda o processo de ensino através do conteúdo escolar, do ensino e aprendizagem."(p. 52).
       "Os adeptos da escola nova dizem que o professor não ensina , antes, ajuda o aluno aprender"(p. 66).
Disponível em: < https://www.google.com.br/searchq=comenius+e+a+did%C3%A1tica&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWhLCY0drZAhUHIpAKHf8BBLUQ_AUICygC&biw=1366&bih=662#imgrc=xP-gTYN2hq5gaM>. Acesso em: 07/03/17. Fonte: Google. 



                                                                                                                                                                                                         

SÍNTESE DO  PARÁGRAFO(S) DA SUA AUTORIA:                                             
      A didática,basicamente, busca  e tem como objetivo a aprendizagem do conteúdo por parte do estudantes , ela se divide em duas: didática geral e a especifica. No processo de aprendizagem o professor atua como mediador entre o aluno e  as matérias.                              No inicio, na pedagogia tradicional, a didática era uma disciplina normativa, dava regras que norteavam o ensino e estava associada a aprendizagem mecânica e até mesmo a castigos aos alunos.      
   Posteriormente surge a didática ativa ,pedagogia renovada, da nova escola e é intendida como  a direção da aprendizagem, dando maior valor ao aluno. A didática ativa tem objetivo que os alunos raciocinem, pensem e discutam. Ai o aluno começa a ser valorizado dentro da didática e da pedagogia, não só o aluno, mas sua  capacidade de aprender por si só e seus conhecimentos. O interessante da didática é que ela se preocupa, individualmente, com cada aluno com o ambiente em que ele vive, com os fatos que ocorrem no meio em que eles vivem.                  
    Ao longo dos tempos, com a evolução da didática, didática moderna, nota se uma maior valorização do a aluno no processo de aprendizagem.Ela veio para o aluno pensar, raciocinar, debater e assim produzir conhecimento, além disso está atenta ao meio em que o aluno vive que por sua vez influência na aprendizagem.                                                  
  Para se ter uma boa didática é inquestionável quanto ao conhecimento, do professor, do assunto que ensina ele deve dominar o assunto e também conhecer o aluno, principalmente. Esses professores devem ter ciência de que devem, também, orientar os alunos acerca de opções em relações a  problemas em sua vida real.
Ou seja, na escola não se ensina somente conteúdo, mas s se ensina a viver.                                                       
 Portanto concluo que a didática é uma orientação a ser seguida para  a  aprendizagem, e o caminho,são as ferramentas para o aluno aprender.   Ela veio para fazer o aluno raciocinar, assim fixando e aprendendo o conteúdo.                                                                                                                                                                      
                                                                                                                    

Comentários

  1. Sem dúvidas a formação de cidadãos críticos, pensantes e cientes do seu lugar e sua importância é um grande desafio para todos os educadores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

02/10/18 Planejamento e Aplicação de Plano de Aula.

27/11/18 AVALIAÇÃO