O1, 08,15 e 22 /O3/2018 DIDÁTICA: TEORIA DA INSTRUÇÃO E DO ENSINO
Blogfólio apresentado ao componente corrícular de didática, no curso de Licenciatura em Ciências do IFRS- Vacaria
Questões (o que você precisa saber? O objeto de estudo da didática é o processo de ensino. Ela busca maneiras de ensinar em que o aluno tenha uma boa assimilação do conteúdo. Componentes da ação didática em uma sala de aula é a matéria , o professor e o aluno.
A didática surge, teoricamente, para investigar a relação entre o ensino e aprendizagem,no séc. 17 com João Amós Comênio que escreveu a primeira obra sobre didática a "Didacta Magna".
Ações o que você precisa fazer? Ler, pesquisar, discutir o assunto etc...
Dúvida(s)/comentário(s)/reflexão(es)/ registros sobre o conteúdo da aula:
De fato a pedagogia e a didática possuem muitos vínculos de ligações.
Para Comênio o homem deve ser educado de acordo com seu desenvolvimento natural, ou seja , de acordo com a idade e capacidade para o conhecimento. Proposta dele vem de muito tempo e até hoje existe este conceito, na pedagogia atual.
Ainda na época de Comênio o aluno tinha pouco espaço, eles entendiam que o ensino era separado da vida cotidiana, mas com o tempo eles percebem que não é assim. Hoje muito se vê a presença de um conceito bem, manjado, ainda na didática que a experiencia e a aprendizagem caminha juntas.
Comenio em sua trajetŕia na didática defendia a educação pública para todos e não somente para o clero e a nobreza.
Um conceito bem legal é : "A didática é uma das disciplinas da pedagogia que estuda o processo de ensino através do conteúdo escolar, do ensino e aprendizagem."(p. 52).
"Os adeptos da escola nova dizem que o professor não ensina , antes, ajuda o aluno aprender"(p. 66).
![]() |
Disponível em: < https://www.google.com.br/searchq=comenius+e+a+did%C3%A1tica&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWhLCY0drZAhUHIpAKHf8BBLUQ_AUICygC&biw=1366&bih=662#imgrc=xP-gTYN2hq5gaM>. Acesso em: 07/03/17. Fonte: Google. |
SÍNTESE DO PARÁGRAFO(S) DA SUA AUTORIA:
A didática,basicamente, busca e tem como objetivo a aprendizagem do conteúdo por parte do estudantes , ela se divide em duas: didática geral e a especifica. No processo de aprendizagem o professor atua como mediador entre o aluno e as matérias. No inicio, na pedagogia tradicional, a didática era uma disciplina normativa, dava regras que norteavam o ensino e estava associada a aprendizagem mecânica e até mesmo a castigos aos alunos.
Posteriormente surge a didática ativa ,pedagogia renovada, da nova escola e é intendida como a direção da aprendizagem, dando maior valor ao aluno. A didática ativa tem objetivo que os alunos raciocinem, pensem e discutam. Ai o aluno começa a ser valorizado dentro da didática e da pedagogia, não só o aluno, mas sua capacidade de aprender por si só e seus conhecimentos. O interessante da didática é que ela se preocupa, individualmente, com cada aluno com o ambiente em que ele vive, com os fatos que ocorrem no meio em que eles vivem.
Ao longo dos tempos, com a evolução da didática, didática moderna, nota se uma maior valorização do a aluno no processo de aprendizagem.Ela veio para o aluno pensar, raciocinar, debater e assim produzir conhecimento, além disso está atenta ao meio em que o aluno vive que por sua vez influência na aprendizagem.
Para se ter uma boa didática é inquestionável quanto ao conhecimento, do professor, do assunto que ensina ele deve dominar o assunto e também conhecer o aluno, principalmente. Esses professores devem ter ciência de que devem, também, orientar os alunos acerca de opções em relações a problemas em sua vida real.
Ou seja, na escola não se ensina somente conteúdo, mas s se ensina a viver.
Ou seja, na escola não se ensina somente conteúdo, mas s se ensina a viver.
Portanto concluo que a didática é uma orientação a ser seguida para a aprendizagem, e o caminho,são as ferramentas para o aluno aprender. Ela veio para fazer o aluno raciocinar, assim fixando e aprendendo o conteúdo.
Sem dúvidas a formação de cidadãos críticos, pensantes e cientes do seu lugar e sua importância é um grande desafio para todos os educadores!
ResponderExcluir