17, 24 e 26/05/2018 PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM


Referência(s): 

VASCONCELLOS, Celso dos S. Projeto de Ensino-Aprendizagem. In: VASCONCELLOS,Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2012, p. 94 a 115 e 133 a 155.
Exposição de fatos (o que você sabe? Projeto de ensino e aprendizagem é a maneira, organizada, em que o professor constrói uma futura aula, que será aplicada. 
Questões (o que você precisa saber)? 
Planejar para que?
Porquê é importante o projeto de ensino?
Como o planejamento influência na aprendizagem?
Em quanto em quanto tempo o planejamento deve ser revisto.


Dúvida(s)/comentário(s)/reflexão(es)/ registros sobre o conteúdo da aula: 
O que é um projeto de ensino e aprendizagem?
Os componentes do plano de ensino: Objetivo, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação.
Quais finalidades do planejamento?

Tipos de planejamento: 

Planejamento do sistema de educação, aqui que é definido a nível nacional ou estadual. Abaixo dele estão os outros planejamentos.

Planejamento da escola, Projeto politico pedagógico. Esse projeto deveria ser construído por todos envolvidos.
Planejamento Curricular: Plano curricular para um curso em uma instituição.
Projeto de ensino e aprendizagem: Plano diário de curto prazo, pode ser encontrado em outras denominações.
Projeto de trabalho:Plano interdiciplínar, também chamado de projeto de aprendizagem.
Planejamento setorial: Planejamento que envolve as reuniões dos cursos, do colegiado e também o conselho de classe.
Três dimensões do projeto político pedagógico:
3 níveis de planejamento : Sistema de educação, da escola e da sala de aula.

O que é planejamento?

Processo de reflexão que ainda está no campo das deias, ele não foi para o papel, está somente na cabeça. É a gestação das ideias. Tem, visa a transformação. O planejamento deve ser feito e levar em conta as 3 dimensões: realidade, conhecer a realidade, finalidade, definir os objetivos (geral e específicos),  e mediação,conteúdos e metodologia.

Planejar vai além das ideais, é antecipar mentalmente uma ação, ou várias ações a serem realizadas.

Plano é produto da reflexão e é apresentado em forma de registro de ideias pensadas no planejamento, num documento escrito, enquanto o produto é provisório.

Projeção das finalidades 
As propostas a se realizar.
Objetivos onde se tem 3 categoria: Cognitivos, afetivos e psicomotores.
É importante ter ciência, de que primeiro se estabelece os objetivos e depois os conteúdos.
 Formas de Mediação 
Conteúdos tem 3 níveis conceitual, procedimental e atitudinal.
Importante saber que as avaliações são formas de não só avaliar o aluno, mas o professor se avalia de como está procedendo como educador e sobre suas práticas.
SÍNTESE (PARÁGRAFO(S) DA SUA AUTORIA):

 A finalidade do planejamento é a possibilidade da mudança, como defende também Paulo Freire.  A mudança é importante para mudar a nossa realidade, ou seja, mudar aquilo que não está certo.
E para que  venhamos mudar a nossa escola social, não somente a escola, mas a nossa sociedade a partir de nossos estudantes temos que ter um planejamento, temos que planejar, temos que fazer nosso plano. O planejamento é importante não somente para a aula, mas para a vida. O planejamento tem como objetivo a  possibilidade de ação transformadora tanto para o professor como os alunos. Qualquer plano deve ter estes 3 elementos: Ánalise da realidade, projeção das finalidade e formas de mediação.
E os diversos tipos de planejamento estão todos inter-relacionados . O planejamento é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade.

Atividade EaD e-book:


Book titled 'Não ao Projeto! Sim ao Projeto!'

Read this free book made on StoryJumper



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

02/10/18 Planejamento e Aplicação de Plano de Aula.

27/11/18 AVALIAÇÃO