03 e 10/05/2018 O PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA
Referência:
LIBÂNEO, José Carlos. O Processo de Ensino na Escola. In: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 82 a 111.
Exposição de fatos (o que você sabe? O processo de ensino é a maneira com que se ensina, na prática.
Questões (o que você precisa saber)? A importância do processo de ensino? Qual o papel do ensino?
Ações o que você precisa fazer?
Dúvida(s)/comentário(s)/reflexão(es)/ registros sobre o conteúdo da aula:
Esse capitulo foi estudado de duas formas, atividades em sala de aula e atividades EaD. No primeiro momento foi proposto pela professora a leitura do capitulo por cada aluno, em casa, e que cada aluno assistisse o video :Libâneo: Função da escola e papel do professor. Após isso cada aluno ficou com uma página e que deveria escolher uma frase, para fazer um "complete a frase", ou seja, ausentar duas ou mais palavras da frase que, na aula, seria apresentado a outro colega que iria completar a frase.
Por fim feito um cartaz onde todos alunos escreveram , as palavras ausentadas nas frases, assim com o cartaz (fig.1) cheio de palavras cada dupla foi chamada a frente, um que escolheu, formou a frase, e o outro que a completou. O que fez a frase e leu o texto, discutia o assunto enquanto o outro procurava as palavras que haviam sido ausentadas da frase no cartaz, e posteriormente professora discutia o assunto complementando dados, dando enfase e explicando o conteúdo. A professora fez um ebook com frases importantes das páginas de cada aluno,e com comentário relevantes.
Por fim feito um cartaz onde todos alunos escreveram , as palavras ausentadas nas frases, assim com o cartaz (fig.1) cheio de palavras cada dupla foi chamada a frente, um que escolheu, formou a frase, e o outro que a completou. O que fez a frase e leu o texto, discutia o assunto enquanto o outro procurava as palavras que haviam sido ausentadas da frase no cartaz, e posteriormente professora discutia o assunto complementando dados, dando enfase e explicando o conteúdo. A professora fez um ebook com frases importantes das páginas de cada aluno,e com comentário relevantes.
Considerações:
Achei muito legal a maneira em que foi trabalhado esse capitulo. Estudar Libâneo é muito legal, pois ele nos faz pensar qual é o verdadeiro papel do professor? E não somente do professor, mas da escola como instituição de ensino. Ele nos mostra a educação do futuro, talvez não a do futuro, a do presente onde os professores devem ser, comprometidos e organizados visando estar preparados para diversas situações em sala de aula.
Ele escreveu o livro “Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente”, Libâneo mostra a educação que a sociedade precisa é uma educação crítica, que forme não somente profissionais, mas cidadãos.
Nos mostra que o professor deve ser um mediador, possibilitando autonomia ao educando. Nos traz conjunto de conhecimentos e práticas escolares necessários para que o professor possa assumir uma sala de aula, algo importante.
Enfatiza que os alunos devem ser encorajados a buscar mais conhecimento, ampliar sua visão das coisas, a se manterem informados dos acontecimentos políticos, culturais e educacionais, a discutirem com fundamento os problemas da profissão, da cidade e do país e assim transformando o meio social.
Defende que o processo educativo deve ser contextualizado politico e socialmente,para ele educação é um fenômeno social.
Uma palavra que faz toda a diferença na vida de um professor com didática "organização". Pois a aprendizagem escolar é uma atividade planejada e não espontânea. É o professor que deve planejar, organizar e avaliar de maneira certa o aprendizado, o que não é uma tarefa fácil. Interessante que Libâneo busca que o aluno de um passo a mais no seu conhecimento, ou seja, através do conhecimento que o aluno já tem, incentiva-lo a ir mais longe e assim desenvolver mais suas capacidades cognitivas.
E aprender não é somente passar em uma prova, é realmente se apropriar do conteúdo, assimilação ativa, de forma autônoma, esse que é o papel de professor.
Nos mostra que o professor deve ser um mediador, possibilitando autonomia ao educando. Nos traz conjunto de conhecimentos e práticas escolares necessários para que o professor possa assumir uma sala de aula, algo importante.
Enfatiza que os alunos devem ser encorajados a buscar mais conhecimento, ampliar sua visão das coisas, a se manterem informados dos acontecimentos políticos, culturais e educacionais, a discutirem com fundamento os problemas da profissão, da cidade e do país e assim transformando o meio social.
Defende que o processo educativo deve ser contextualizado politico e socialmente,para ele educação é um fenômeno social.
Uma palavra que faz toda a diferença na vida de um professor com didática "organização". Pois a aprendizagem escolar é uma atividade planejada e não espontânea. É o professor que deve planejar, organizar e avaliar de maneira certa o aprendizado, o que não é uma tarefa fácil. Interessante que Libâneo busca que o aluno de um passo a mais no seu conhecimento, ou seja, através do conhecimento que o aluno já tem, incentiva-lo a ir mais longe e assim desenvolver mais suas capacidades cognitivas.
E aprender não é somente passar em uma prova, é realmente se apropriar do conteúdo, assimilação ativa, de forma autônoma, esse que é o papel de professor.
Read this free book made on StoryJumper
Comentários
Postar um comentário