11,17/10/18 As sequências Didáticas e as Sequências de Conteúdo
Referência: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
1- Relatar a análise e apresentação das 4 unidades didáticas:
A forma que cada aluno participa na aula é um importante diferencial, quando falamos de unidades didáticas. Cada unidade didática tem um nível de participação, por parte do aluno, diferente. A cada unidade o aluno vai sendo mais desafiados e a chance da aprendizagem significativa aumenta.
Na unidade didática 1: Se tem um método bem tradicional, um pouco mais simplificado, sendo assim o aluno tem procedimentos a realizar e nota se que o aluno não tem muito espaço ao que se refere a procedimentos atitudinais, que é importante para a aprendizagem.Nesta forma de ensino o aluno exerce uma atividade muito procedimental.. No modelo possui 5 passos, sendo que todos são basicamente conceituais, somente 2 procedimentais e nenhum atitudinal que sabemos que é muito importante. A preocupação do professor está que o aluno saiba um determinado conhecimento, pouco se importando com sua bagagem. Em conteúdos mais simples essa unidade consegue realizar o que se propõe, entretanto em conteúdos mais complexos as chance de não se atingir o objetivo com os alunos pode aumentar.
Na unidade didática 2: Nesta unidade se tem o surgimento de um elemento atitudinal, entretanto se tem um grande predomínio basicamente de elementos conceituais e procedimentais. Pouco se nota os elementos atitudinais, presentes na parte do diálogo do aluno com o professor, os procedimentais e conceituais estão nas atividades desenvolvidas e exigidas no papel. Esta forma de ensinar permite dar atenção as características diferenciais de cada aluno, entretanto ainda deixa fatores a desejar.
Na unidade didática 3: Aqui se tem a presença de um caráter bastante conceitual, para a compreensão das informações utiliza se atividades procedimentais. Neste caso os alunos tem uma participação bastante significativa nas atividades desenvolvidas. Os conteúdos atitudinais aparecem com pouca significância, somente em 2 passos, e não como objeto de estudo, pois nessa unidade se pretende a aprendizagem de conteúdos conceituais. Essa unidade, tendo em vista que busca uma participação significativa dos estudantes se mostra um tanto que satisfatória, na busca pela aprendizagem da uma forma mais significativa possível. Busca se uma aprendizagem um tanto que profunda, claro que se tem dificuldades como por exemplo a fato de os alunos possuírem diferentes ritmos de aprendizagem.
Na unidade didática 4: No último modelo didático, e o mais "complicado" como cita o autor, se tem muitos passos e uma rica e diversificadas formas de ensinar. Tem atividades conceituais, procedimentais e atitudinais com grande presença. A forte presença dos alunos, como controladores do ritmo da sequência, facilita e muito a se chegar em uma aprendizagem um pouco mais significativa ao que se refere a outras unidades. Aqui não se trabalha somente conteúdos conceituais ou procedimentais mi está condição em que os alunos devem estar interagindo faz que eles aprendam a conviver com os colegas. Portanto é importante ressaltar que aqui se tem um trabalho bastante explicito no campo procedimental e conceitual. Nesta unidade uma avaliação não é uma prova ou um teste, mas um copilado, retrospectiva, de todo o período de aprendizagem do aluno.
Por fim nota se que todas as unidades tem seus valores, mas não existes somente estes modelos de ensinar o próprio professor pode combinar estes modelos, como sabemos não existe uma formula mágica, e avaliar se as sequências são úteis para se chegar ao objetivo proposto.
2- Os diferentes tipos de conteúdos e como ensinar:
Conteúdo factuais:Basicamente baseadas em execícios de repetição, buscando estrategias e técnicas de se trabalhar com conteúdos de maior complexidade. Maneira um pouco relacionada ao estilo tradicional repetição e seguidos de uma prova. É importante ressaltarmos que isso tudo é uma engrenagem de um relógio, todas as peças devem estar funcionando, sendo assim não deve se ter um excesso de informações e valorizar sem dúvida o conhecimento prévio de cada aluno. Os alunos são os que realizam as atividades de estudos. se tem uma preocupação em aprender o conteúdo, não importando a maneira de ensinar, a forma de aprender. Assim cada aluno fica encarregado de realizar o número de atividades suficientes para memorizar o então conteúdo.
Conteúdo Conceituais: Esse processo sendo um pouco abstrato requer um processo de elaboração pessoal, o aluno tem um importante papel. Nota se que a maioria das unidades didáticas se caracteriza pela forte presença de um ensino conceitual. Busca se atividades provocativas a mentalidade do aluno.
Conteúdo procedimentais: É uma maneira um pouco mais complexa de se trabalhar, buscando atividades de um caráter procedimental. Sendo assim, essas atividades tem condições determinadas, ao que se refere a conteúdos procedimentais:
Buscando uma aprendizagem significativa e funcional, onde o aluno veja sentido no conteúdo, nas situações normais. Prestar atenção, pois quando não se conhece a verdadeira função destes conteúdo se perde a significância, assim passando a um conteúdo saturado de repetições, esgotantes. Importante levar em conta que para uma eficiência um pouco maior deve se ter conhecimento de um conteúdo como um processo gradual, do mais simples para o mais complexo. Proporcionar auxilio aos estudantes deste os primeiros passos e posteriormente, ir retirando as. Entretanto estas ajudas devem ser de tal forma a estimular capacidade do estudante de caminha pelos próprios pés. Dar margem para os estudantes poderem avançar é sempre uma ótima ideia, assim possibilitando que mostrem suas competências nos conteúdos aprendidos. Basicamente, os conteúdos procedimentais baseiam se em práticas guiadas.
Conteúdo Atitudinais: Tendo em vista a complexidade dos conteúdos procedimentais, os atitudinais são ainda mais complexos. Essa estratégia se beneficia de formas de ensino aprendidas de uma forma conceitual, para que esse conhecimento se transforme em referência de atuação é preciso de uma mobilização efetiva de todos os recursos relacionados ao campo efetivo. As relações pessoais ,aqui presentes, não se aprende somente com conhecimento que estas ideias representam, assim essa atividade de ensino abraça o campo cognitivo, comportamental etc. de cada aluno. Desta forma, a inter-relação aluno- professor ganha uma atenção maior, não presente em unidades didáticas, denominado currículo oculto. Tudo deve ser apresentado de maneira natural, para se ter uma maneira mais eficiente de ensinar os valores desejados. Essa forma de ensinar requer uma participação ativa de cada estudante, sempre fazendo com que se sintam protagonistas da aprendizagem, como agentes dos resultados.
Deve se levar em conta as necessidades pessoais de cada aluno/ grupo de alunos, adaptar os conteúdos a fazer um sentido mais real na vida dos estudantes. E o conhecimento prévio deve ser o "start" na aprendizagem de cada estudante. Tudo é bem vindo, ou seja, aproveitar as experiências de cada estudante, vendo o que ele (s) tem a contribuir. Promover atividades em que o aluno deve ter atitudes e mudanças atitudinais, visando a formação de um caráter coerente.
Por fim, nós educadores, devemos estar cientes das diferentes formas de ensinar os mais variados conteúdos. Tendo a ciência de que cada conteúdo aplicado aos estudantes exige ajudas específicas, e levam um tempo para se aprender e que nem tudo se assimila de uma mesma forma.
Deve se levar em conta as necessidades pessoais de cada aluno/ grupo de alunos, adaptar os conteúdos a fazer um sentido mais real na vida dos estudantes. E o conhecimento prévio deve ser o "start" na aprendizagem de cada estudante. Tudo é bem vindo, ou seja, aproveitar as experiências de cada estudante, vendo o que ele (s) tem a contribuir. Promover atividades em que o aluno deve ter atitudes e mudanças atitudinais, visando a formação de um caráter coerente.
Por fim, nós educadores, devemos estar cientes das diferentes formas de ensinar os mais variados conteúdos. Tendo a ciência de que cada conteúdo aplicado aos estudantes exige ajudas específicas, e levam um tempo para se aprender e que nem tudo se assimila de uma mesma forma.
Comenta ai...
ResponderExcluir