06, 07, 13, 14, 20, 21/11/2018 PROJETOS DE TRABALHO: UMA FORMA DE ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS ESCOLARES
Referência(s): HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.)
Exposição de fatos (o que você sabe)?
Para que serve o projeto de trabalho?
Qual a importância desse projeto?
Quanto tempo deve durar o projeto?
Auxiliam na aprendizagem do aluno?
Questões (o que você precisa saber)?
Em que os projetos auxiliam na aprendizagem de cada aluno?
Qual a origem dos projetos pedagógicos?
Qual a origem dos projetos pedagógicos?
Dúvida(s)/comentário(s)/reflexão(es)/ registros sobre o conteúdo da aula:
“A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (1998, p.61)
Globalização ou conhecimento globalizado é uma tentativa de resolver problemas presentes na aprendizagem.
Nos projetos o alunos e o professor tem papel ativo.
Projeto de trabalho é transgredir, arriscar, inovar.
Nos projetos o alunos e o professor tem papel ativo.
Projeto de trabalho é transgredir, arriscar, inovar.
* SÍNTESE (PARÁGRAFO(S) DA SUA AUTORIA):
A função de um projeto de trabalho é articular e organizar as atividade dos conteúdos escolares;
Para ser um projeto o autor vai defender que deve existir uma interdisciplinaridade, ou seja, defende um conteúdo globalizado e relacional de um conteúdo com outro, dentro das diferentes áreas do saber.Trabalhar desta forma facilitam a aprendizagem, construção do conhecimento.
O projeto pode ser organizado a partir de um eixo, da definição de um conceito, de problemas gerais ou particulares. E superam os limites de uma matéria, ou seja, o projeto não fica preso somente a uma a matéria, tendo um caráter interdisciplinar.
A origem dos projetos de trabalho se da na problematização de um grupo de professores da Escola Pompeu Fabra, questionando e discutindo sobre o ensino baseado na globalização procurando inovar a prática docente. Esses professores discutiram formas de como melhorar a prática educativa, ou seja, refletiram sobre sua pática, para assim melhorar.
As bases teóricas que fundamentam a organização curricular dos projetos de trabalho buscam uma aprendizagem que possui um significado conectando o que os alunos já sabem com o que irão conhecer; Buscar levar em conta o interesse de cada estudante, assim favorecendo a aprendizagem; Deve se ter uma estrutura organizada, lógica, dos conteúdos; Dar funcionalidade ao que se deve aprender; Valorização de uma memorização compreensiva, diferente da memorização somente, que facilita novas aprendizagens e avaliar todo processo de aprendizagem, não somente uma prova ou trabalho.
GLOBALIZAÇÃO
Projetos: Ajudam os alunos a saber, a serem mais conscientes do processo da aprendizagem.
O modelo de aprendizagem é significativo. A decisão acerca do conteúdo que será estudado se da por votação, interesse dos alunos. Aqui os professores são estudantes também. O papel dos alunos é de uma grande participação. Aqui a avaliação ocorre centrada nas relações e procedimentos.
O modelo de aprendizagem é significativo. A decisão acerca do conteúdo que será estudado se da por votação, interesse dos alunos. Aqui os professores são estudantes também. O papel dos alunos é de uma grande participação. Aqui a avaliação ocorre centrada nas relações e procedimentos.
SIGNIFICATIVIDADE
Centro de Interesse: Baseiam se nas descobertas espontâneas dos alunos, defendido por Jean Decroly. As características desses centros de interesse é buscar um ensino globalizado, trabalhos interdisciplinares e em grupo, tendo como centro de interesse os alunos.
O modelo de aprendizagem se da por descobertas. A decisão sobre os temas que serão estudados ocorre por argumentação. Aqui o papel dos alunos é executor. A avaliação se dá centrada nos conteúdos.
Aspectos a Serem levados em conta no desenvolvimento de um projeto de trabalho
A atividade do docente após a escolha do projeto
A atividade dos alunos após a escolha do projeto
A busca de informações
O índice- Estratégia de aprendizagem
Dossiê- índice final, Recapitulação
Projetos: Fernando Hernandes
Escolha do tema:
Para a escolha do tema se leva em conta o interesse dos estudantes
Se tem a validação do que o aluno já sabe, deve ser escolhido em grupo, em conjunto;
Prestar atenção nas necessidades de cada estudante. As escolhas devem ser a partir de uma argumentação própria.
Esses temas não devem serem muito distantes da realidade de cada aluno. Dar atenção a certos critérios de relevância, temas de grande relevância.
Neste parte vamos discutir acerca dos rumos a do projeto, com um fio condutor, e o tema deve estar relacionado, tendo uma relação, com o Projeto Curricular Institucional. é importante ter em mente que o professor não sabe tudo e as vezes o professor também se torna um aluno. Temos uma previsão sobre o tema, assim o professor coloca critérios seleciona recursos. Existe uma grande importância na validação do que os alunos já sabem, e a avaliação não se da somente no final, mas em todo processo de aprendizagem no projeto de trabalho. A avaliação está presente em todo período do projeto de trabalho.
Devemos levar em conta que nem todos os professores engajados no projeto irão se empenhar da mesma forma.
Mostra se uma interação, não só entre os docentes e alunos, mas com outras pessoas além do meio da escolar. Assim pode se trazer profissionais de fora da escola, que podem ter uma bagagem bem maior acerca do tema. O alunos está envolvido desde a escolha do tema até na escolha de novas perspectivas, temas que futuramente podem serem trabalhados. Para se ter uma continuidade nos trabalhos, uma continuação deve se ter uma significação.
Nos centros de interesse, geralmente é o docente que escolhe as informações a ser trabalhada pelos alunos, diferente do projeto que leva em conta o interesse de cada aluno. Aqui mostra se a importância da atividade do aluno na pesquisa, na busca de informações. O pesquisa favorece a autonomia dos alunos, e o professor tem o importante papel de promover o diálogo, dando sentido a aprendizagem dos alunos. Com a busca de informações por parte dos alunos, eles vão além de fonte da internet podendo buscar informações com outras pessoas, assim aprender se torna um ato comunicativo. Na busca de informações os alunos vão perceber a responsabilidade na sua própria aprendizagem.
O índice serve como como um ponto de partida, assim os alunos olham para o professor e devem saber o que devem fazer. No final podemos fazer uma recapitulação do que foi trabalhado, assim abrindo um leque e criando novas perguntar. O índice pode aparecer no projeto de trabalho várias vezes. O índice é um norte tanto para atividade docente quanto do discente.
Importante que o projeto envolva os alunos. Não existe um tempo fixo para cada projeto vai depender do tema, do professor. Devemos levar em conta que nem todos alunos não tema acesso. No inicio o projeto de trabalho trazia uma ideia de inovação e relacionado com as ciências naturais, mas com o passar do tempo , com a ampliação dos projetos de trabalho, percebe se que pode se trabalhar em outra áreas com projetos.
Para finalizar os projetos de trabalho são complexos de trabalhar, mas não é impossível de acontecer.
Feito na aula durante a discussão dos textos
O modelo de aprendizagem se da por descobertas. A decisão sobre os temas que serão estudados ocorre por argumentação. Aqui o papel dos alunos é executor. A avaliação se dá centrada nos conteúdos.
Aspectos a Serem levados em conta no desenvolvimento de um projeto de trabalho
A atividade do docente após a escolha do projeto
A atividade dos alunos após a escolha do projeto
A busca de informações
O índice- Estratégia de aprendizagem
Dossiê- índice final, Recapitulação
Projetos: Fernando Hernandes
Escolha do tema:
Para a escolha do tema se leva em conta o interesse dos estudantes
Se tem a validação do que o aluno já sabe, deve ser escolhido em grupo, em conjunto;
Prestar atenção nas necessidades de cada estudante. As escolhas devem ser a partir de uma argumentação própria.
Esses temas não devem serem muito distantes da realidade de cada aluno. Dar atenção a certos critérios de relevância, temas de grande relevância.
Neste parte vamos discutir acerca dos rumos a do projeto, com um fio condutor, e o tema deve estar relacionado, tendo uma relação, com o Projeto Curricular Institucional. é importante ter em mente que o professor não sabe tudo e as vezes o professor também se torna um aluno. Temos uma previsão sobre o tema, assim o professor coloca critérios seleciona recursos. Existe uma grande importância na validação do que os alunos já sabem, e a avaliação não se da somente no final, mas em todo processo de aprendizagem no projeto de trabalho. A avaliação está presente em todo período do projeto de trabalho.
Devemos levar em conta que nem todos os professores engajados no projeto irão se empenhar da mesma forma.
Mostra se uma interação, não só entre os docentes e alunos, mas com outras pessoas além do meio da escolar. Assim pode se trazer profissionais de fora da escola, que podem ter uma bagagem bem maior acerca do tema. O alunos está envolvido desde a escolha do tema até na escolha de novas perspectivas, temas que futuramente podem serem trabalhados. Para se ter uma continuidade nos trabalhos, uma continuação deve se ter uma significação.
Nos centros de interesse, geralmente é o docente que escolhe as informações a ser trabalhada pelos alunos, diferente do projeto que leva em conta o interesse de cada aluno. Aqui mostra se a importância da atividade do aluno na pesquisa, na busca de informações. O pesquisa favorece a autonomia dos alunos, e o professor tem o importante papel de promover o diálogo, dando sentido a aprendizagem dos alunos. Com a busca de informações por parte dos alunos, eles vão além de fonte da internet podendo buscar informações com outras pessoas, assim aprender se torna um ato comunicativo. Na busca de informações os alunos vão perceber a responsabilidade na sua própria aprendizagem.
O índice serve como como um ponto de partida, assim os alunos olham para o professor e devem saber o que devem fazer. No final podemos fazer uma recapitulação do que foi trabalhado, assim abrindo um leque e criando novas perguntar. O índice pode aparecer no projeto de trabalho várias vezes. O índice é um norte tanto para atividade docente quanto do discente.
Importante que o projeto envolva os alunos. Não existe um tempo fixo para cada projeto vai depender do tema, do professor. Devemos levar em conta que nem todos alunos não tema acesso. No inicio o projeto de trabalho trazia uma ideia de inovação e relacionado com as ciências naturais, mas com o passar do tempo , com a ampliação dos projetos de trabalho, percebe se que pode se trabalhar em outra áreas com projetos.
Para finalizar os projetos de trabalho são complexos de trabalhar, mas não é impossível de acontecer.
Feito na aula durante a discussão dos textos
Segundo o professor Fernando Hernandes a escola não ensina apenas conteúdos. Defende que a partir do projeto pode se realizar uma mudança na educação.
Revisar a organização do currículo, fazendo com que se tenha mais relação de uma matéria com outra, globalização. Projetos de trabalho é muito mais que uma metodologia baseada em"passos"a serem seguidos, projetos de trabalho é mais que um modismo, mais que uma metodologia.
Projetos de trabalho tem um poder de modificação na educação.
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